Voz da Isabela – Watson IBM (TTS)

Após a última atualização do Home Assistant (Versão 0.94), uma das novidades foi uma nova opção para a plataforma de conversão de texto (text-to-speech), que nada mais que o Watson TTS (IBM)

Ao configurar você poderá utiliza a voz da Isabela (Português Brasil) para suas automações, scritps, etc, gratuito porém com até 10000 caracteres gratuitos por mês.

Como configurar?

Você precisará criar uma conta na IBM Cloud, preenchendo seu e-mail, nome e uma senha, e com sua conta criada você irá criar uma chave (key) para poder configurar no seu HA.

O passo a passo de como criar a chave no site IBM Clound:
https://cloud.ibm.com/docs/services/text-to-speech?topic=text-to-speech-gettingStarted#gettingStarted

Após criar sua chave, acesse o painel da IBM para visualizar e copiar sua chave:
https://cloud.ibm.com/resources

Com a chave em mão, basta agora configurar no seu HA:

configuration.yaml
Parte do código para adicionar dentro do arquivo configuration.yaml

Após configurar basta reiniciar seu HA e pronto, você poderá usar a voz da Isabela em qualquer dispositivo do tipo media_player (google home, alexa, etc.)

Exemplo:

Exemplo no Node-RED:

Para mais detalhes do novo componente, poderá verificar na documentação da página do home assistant:
https://www.home-assistant.io/components/watson_tts/

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Gustavo Martins disse:

    eu criei a chave coloquei no arquivo configuration do hass mas agora não sei em que arquivo do hass eu “starto” o serviço ” – service: tts.watson_tts_say” para funcionar no google home mini pois no meu arquivo configuration não tem nada do google home mini tentei colocar no card do google home mini mas deu erro, onde eu coloco o serviço agora?

    • Olá Gustavo, você inicia em uma automação, cena ou até mesmo script. É mais comum em uma automação. Eu alterei o artigo na parte de exemplo para colocar um exemplo mais simples. Verifica por favor se isso te auxilia melhor.

  2. Gustavo disse:

    Acho q entendi agora, desse jeito as respostas programadas serão c a voz da jaqueline mas e as respostas q nao estao progrmadas, nao tem um jeito de tudo q for falado no google mini sair c a voz da jaqueline?

    • Isso mesmo. Hoje não tem um jeito de trocar a voz em definitivo do google home. Não que eu saiba pelo menos. Então se você perguntar qual a temperatura para hoje, a voz normal da assistente do google vai responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *