OwnTracks – Alternativa para Rastreamento de Localização

OwnTracks – Muitos utilizam o Google Maps Location Sharing para compartilhar a localização e com isso poder utilizar sensores de presença através do smartphone.

Mas também sabemos que nem todos conseguem realizar a configuração com sucesso, e para isso temos diversas soluções já que o HA tem compatibilidade com muitos componentes. E uma das alternativas é o OwnTracks.

Nesse tutorial vamos explicar como realizar o compartilhamento de sua localização através do componente OwnTracks para Android. Infelizmente não tenho iphone para realizar os testes, mas no final do artigo terá o link oficial do HA onde tem as informações para realizar o processo pelo iphone.

Antes de tudo você precisará instalar o APP em seu celular. Acesse o site https://owntracks.org/ instale o APP em seu dispositivo móvel.

Após instalar você irá precisar criar uma integração no seu HA com o OwnTracks. Acesse no HA o menu de “Configurações” e em seguida “Integrações” e clique no botão + para adicionar uma nova integração.

Procure pelo item OwnTracks e clique para iniciar a integração, logo em seguida clique no botão submit.

Na seguinte tela irá mostrar o endereço do HOST e a KEY (somente para android a key será necessário). Copie as duas informações e clique em FINISH.

ATENÇÃO: Não perca essas informações, pois depois não tem como recuperar. Você terá que remover essa integração e criar uma nova.

Configurando o APP OWNTRACKS

Após criar a integração no HA, precisamos configurar o APP.

Se você estiver usando um dispositivo Android, abra o aplicativo OwnTracks, clique no ícone Menu, Preferences e Connection. Defina o modo para HTTP privado. Em seguida, em Host, insira o URL do OwnTracks fornecido no Home Assistant.

Em Identification, configure um Nome de usuário (exemplo Douglas), ID do dispositivo (motog5s) e também um ID de rastreador (que irá aparecer no mapa, exemplo: DG) para o dispositivo que você está configurando. Agora, para adicionar a chave de criptografia, volte para a janela principal Preferences e, em seguida, vá para Advance e na opção “Encryption Key” cole a chave gerada no seu HA.

Após realizar as configurações, você já pode acessar a página de States (Estados) do seu HA e procurar pelo device_tracker criado.

Configurações avançadas

OwnTracks não é perfeito. Às vezes, ele pode relatar localizações de GPS com baixa precisão, o que pode causar zoneamento falso e acionar automações que não deveria. Para ajudar a evitar isso, você pode definir o “max_gps_accuracy” no arquivo configuration.yaml.

Por exemplo, se você configurar o max_gps_accuracy para estar dentro de 100 ou 200 metros, somente os relatórios de GPS dentro desse valor serão levados em consideração.

Para mais detalhes e configurações, você pode acessar a página oficial do componente no HA.
https://www.home-assistant.io/components/owntracks/

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Claudio rosa disse:

    Gostei do seu post bem explicado, mais estou com uma dificuldade, minha localização no HA fica sempre como ‘em casa’ mesmo eu estando longe p que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *